top of page

História da Tatuagem

Resumo de uma breve pesquisa sobre essa incrível prática milenar que sempre transitou entre o uso sagrado e profano... 

Primeiros registros são datados de 3370 AC, uma múmia foi encontrada com 61 tatuagens em pontos que coincidiam com pontos de acupuntura.

Sinais de tatuagem em múmias no do Antigo Egito. Mulheres gravidas eram tatuadas nas coxas, abdomem e peito pois acreditava-se que esses símbolos protegiam o bebê e trariam um parto seguro. As tattoos eram feitas com instrumentos feitos a partir de ossos e tinta vegetal.

 

Concluindo, os registros históricos afirmam que as primeiras tatuagens foram realizadas em datas  entre 4000 e 2000 a.C, e encontradas originalmente nos corpos de nativos de países como:

  • Egito

  • Indonésia

  • Nova Zelândia

  • Filipinas

  • Polinésia

 

Tribos germânicas e os Vikings

 Na Europa central, germânicas e celtas no período pré-cristão possuíam o costume de eternizar seus corpos com tatuagens com desenhos elaborados, inspirados em guerras, hierarquia de guerreiros e um culto a seus deuses. 

 

Os vikings por exemplo, eram um povo temido em toda a Europa e muitas vezes utilizavam as tatuagens para amedrontar seus inimigos ou como homenagem às façanhas dos deuses nórdicos.

Odin, o Deus da guerra, Vanir, o Deus dos mares, são exemplos das tatuagens de nórdicos com o intuito de protegê-los durante suas expedições pelo mediterrâneo e suas batalhas a fim de serem dignos de entrar em Valhalla, o paraíso deles. 

 

A história do Japão com as tatuagens tem seus primeiros contos em 10.000 a.C passando por diversas etapas. Já foi utilizada como forma de estética e decorativa, espiritual, status de coragem ou ainda para marcação de criminosos. Fato é que todas as tatuagens possuíam um significado social. O “Tebori” é um dos métodos mais tradicionais de tatuagem na cultura japonesa. Seu significado é “esculpido a mão” que consiste em utilizar uma longa haste de bambu ou de marfim. Anos mais tarde, a utilização de tatuagens passou a fazer parte e ser relacionada especificamente à máfia Yakuza, induzindo ao preconceito que existe até os dias atuais. Diversos locais de banho no Japão não aceitam a entrada de pessoas tatuadas até os dias de hoje.

 

O uso entre os Romanos

No início tatuavam escravos, criminosos ou condenados para não serem confundidas com cidadãos comuns.

Com o passar com anos, o exercito romano passou a usar as tatuagens para evitar possíveis desertores, mas depois os próprios soldados passaram a se tatuar para simbolizar sua coragem e conquistas na guerra.

No século 11, nas Cruzadas, aqueles que tinham uma cruz tatuada no corpo poderiam ser enterrados como cristão caso morresse em batalha. Ironicamente, foi o cristianismo que condenou a tatuagem como profanação do corpo, sendo banidas, inclusive, durante a Inquisição sangrenta.

 

No século 18, James Cook, responsável pelas primeiras navegações de reconhecimento da Oceania - contato com os Maoris (corpo todo tatuado) e a chamavam de tatau. Maoris possuem as tatus como expressão maior de herança cultural, identidade, símbolo de integridade e prestígio Māori. (personagem Maui)

 

Nas Américas

Civilizações que habitavam regiões Canadá, Groenlândia e Alasca, a partir o século XIII utilizavam as tatuagens com fins religiosos para obter paz na vida após a morte e com objetivos estéticos buscando beleza.

 

No séc 19, muito comum a tato ser usada com expressão de pertencimento ou identificação a um grupo, ex marinheiros, estivadores, presidiários, etc. No fim do séc 19, estima-se que cerca de 90% dos marinheiros americanos tinham algum tipo de tattoo. Muito preconceito vem disso. 

 

Em 1891 a máquina elétrica de tatuar foi inventada, e o hábito se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos. No início do século XIX a tatuagem se tornou muito popular porém associada e quase que restrita a classes sócio-econômicas consideradas inferiores, prostitutas, criminosos, motoqueiros, marinheiros e militares.

No final do século XX, a tatuagem passou de um status negativo para um status positivo e tornou-se uma maneira de expressão e arte muito bem difundida e apreciada entre pessoas de todos os gêneros e classes sociais.

 

No Brasil a tatuagem chegou foi introduzida em julho de 1969, pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen ou popularmente conhecido como Lucky Tattoo ou Mr. Tattoo, que desembarcou no porto de Santos trazendo a primeira máquina elétrica de tatuagem do Brasil em sua mala.

 

Em 2006, numa região entre Peru e Chile, uma múmia feminina de aproximadamente 25 anos profundamente tatuada foi descoberta com imagens religiosas e símbolos mitológicos de cobras e aranhas nos pés, pernas e braços.

Texto resumido do artigo de autoria de VÍTOR ZUCHER em https://inkertattoo.com.br/historia-da-tatuagem/

Para saber mais:

https://www.newzealand.com/br/feature/ta-moko-maori-tattoo/

 

https://www.vice.com/pt/article/3kvyak/tatuador-yakuza-tatuagens

 

https://www.tatuantes.com/pt/a-incr%C3%ADvel-hist%C3%B3ria-das-m%C3%A1quinas-de-tatuagem/

bottom of page